Grupo no Telegram
Grupo no zap

Região do Grande Méier receberá testagem para covid-19. Saiba como será

Agentes de saúde irão em cada residência para realizar a testagem rápida

Por Portal Mais Méier em 28/08/2020 às 19:31:45
Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

As comunidades do Jacaré e Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, vão receber nesta segunda-feira (31) equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ) para realização da testagem rápida para Covid-19. A realização dos testes serão feitos até sexta-feira (4).

Os agentes irão em cada residência para oferecer o teste. Apenas um membro da família é escolhido em cada casa, por meio de um sorteio feito com a participação dos moradores. O teste rápido é aplicado na própria residência e é muito simples: basta uma espetadinha na ponta do dedo e a coleta de uma gota de sangue – e o resultado sai na hora.

A testagem é feita por agentes de saúde da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância de Saúde (Subpav). Os dados são enviados à Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), responsável pelo georreferenciamento das informações para alimentar o Painel de Inquérito Soroepidemiológico Covid-19 desenvolvido por técnicos do Instituto Pereira Passos (IPP).

Nas três etapas anteriores, foram testados 9.605 moradores de Realengo, Campo Grande, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Rocinha e Maré. A ação começou em 1º de junho e, até novembro, vai alcançar 19 comunidades de várias regiões do município. O objetivo é testar 20 mil pessoas que residem em favelas da cidade.

– Desta forma, vamos mapear o comportamento do vírus da Covid-19 e monitorar a contaminação nas diversas regiões. A opção estratégica da Prefeitura foi realizar este mapeamento em áreas mais carentes, onde os cariocas enfrentam maiores riscos sanitários, possuem maior vulnerabilidade social e mais dificuldade de manter o distanciamento recomendado para evitar contaminação – afirma a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Comunicar erro

Comentários